terça-feira, 20 de julho de 2010

FALA MAURÍCIO

Um pouquinho de história...
Eu e Alice queríamos produzir as histórias da Turma da Mônica jovem já fazia tempo. Tanto que tínhamos desenhado, nos estúdios, algumas páginas experimentais, ainda sem o estilo Mangá, havia mais de oito anos. Mas a volumosa produção de revistas e projetos novos com a turma tradicional nos tomavam todo o tempo. E fomos empurrando o projeto, a contragosto. Até que dois fatores me fizeram decidir pela produção imediata do novo material. Um deles foi o envolvimento do nosso estúdio nas comemorações do centenário da imigração Japonesa, quando senti mais do que nunca a força do Mangá junto aos leitores. Principalmente jovens. Outro fator foi meu filho Marcelinho, então com 9 anos, que, num determinado dia, quando levei pra ele as revistas da Mônica e uma revistinha do personagem japonês Naruto (que ele esperava com ansiedade), olhou pra mim e demonstrou claramente sua dúvida quanto a qual revista ler primeiro. Senti que ele não queria me "ofender" pegando o Naruto. Ali eu percebi que estava perdendo meus leitores crianças para o Mangá. Se há alguns anos eles liam a Turma da Mônica até seus 14, 15 anos, agora, com suas infâncias cada vez mais "encurtadas", já aos 9, 10 anos passavam a achar que nossas revistas eram coisa de criança. E se bandeavam para o material japonês. Daí pensei: se eles gostam de Mangá e se acostumaram, até agora, com a Turma da Mônica tradicional, por que não oferecer a eles a Turma da Mônica... em Mangá? E começou nosso trabalho "insano" para acrescentar 120 páginas mensais à nossa produção. O que fomos conseguindo realizar graças aos conhecimentos que boa parte da equipe possuI do gênero Mangá. A começar pela diretora de arte Alice Takeda, minha esposa, que aprendeu a ler e desenhar com as velhas revistas importadas do Japão. E felizmente tudo acabou bem. Com você lendo esta revista. Gostando do produto (de vez em quando criticando e nos orientando) e nos preparando e desafiando para novas ousadias. Que virão, sem dúvida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário